A arte de lidar com o outro.

A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem passado por mudanças e transformações nos últimos anos. Ela é responsável pela excelência em organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual, que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação.

Gerir pessoas significa estimular seu envolvimento e seu progresso, o que certamente constitui um dos maiores desafios que todos nós enfrentamos.

No entanto, para gerir pessoas é indispensável um amadurecimento nos relacionamentos interpessoais. Seja uma equipe de trabalho, uma equipe esportiva ou um grupo de pessoas que por algum motivo estão sob a nossa liderança, precisamos nos relacionar com elas e não apenas frequentar o mesmo ambiente.

Claro que isso tem a ver com a missão pessoal de cada um. Quando entendemos a nossa missão de vida, isso afeta profundamente a maneira como lidamos com as pessoas.

Eu acredito que não há uma fórmula mágica para relacionamentos interpessoais. Pessoas são pessoas, cada uma com seu temperamento, perfil comportamental, história, ações e reações. No entanto, existem alguns princípios que podem nos ajudar a melhorar a arte de lidar com o outro:

  • Cerque-se das mais variadas pessoas – Isso significa vencer a tendência de fazer parte de um grupo “homogeneizado”, onde todos pensam da mesma maneira que você. Uma mistura de gente proporciona uma grande oportunidade de ser desafiado, fortalecido e realizado em seus relacionamentos. Busque variedade em suas amizades pessoais e profissionais.
Foto por Pixabay em Pexels.com
  • Conheça a história que as pessoas compartilham – Conhecer a história é um dos ingredientes mais negligenciados da fórmula que gera unidade organizacional. Se interesse pela vida das pessoas. Conheça as suas histórias e permita que ela conheçam você. Gere um ambiente de confiança e conforto para que vidas sejam compartilhadas. Engana-se quem pensa que no ambiente organizacional só compartilhamos trabalho. Compartilhamos VIDA!
  • Leia os corações – Veja além das aparências.  Foque nas condições internas e que talvez não sejam facilmente vistas externamente, em vez de considerar apenas a forma como se apresentam. Adote um padrão mais profundo de leitura das pessoas.
  •  Jamais seja vago e negligente em uma conversa –  Essa é a maneira mais rápida de enfraquecer relacionamentos.
  • Entenda a sua missão e fale com autoridade – Falar com autoridade é falar com carinho, sensibilidade, inteligência, coerência e uma habilidade penetrante, baseada em uma mensagem ousada. Não aponte para a sua lista impressionante de sucessos pessoais, mas para a sua missão. A chave para o desenvolvimento da autoridade pessoal é estar focado e motivado por uma missão específica.
  • Fale a verdade, sem pena – Se o seu negócio é promover vida em abundância e desenvolver pessoas, você precisa fazer aquilo que funciona, não apenas o que parece bom. Nenhuma ferramenta é tão boa na produção de um forte impacto do que a verdade. Fale sempre a verdade de uma forma amorosa, ainda que ela seja efetivamente dura.
  • Seja agente de alegria. Poucas pessoas expressam alegria profunda – Felicidade é um sentimento fugaz que depende das circunstâncias; a alegria é uma experiência densa, completa, que se destaca dos outros sentimentos. Muitas pessoas cruzarão o seu caminho hoje. Provoque alguma alegria nessas pessoas. Aponte sua vida na direção da alegria mais profunda, em vez da felicidade temporária.
Foto por Nacho Juu00e1rez em Pexels.com
  • Inspire as pessoas ao seu redor –  Invista tempo, esforço, sonhos, talentos e forças para empurrar o arado para a frente. As pessoas precisam enxergar pelo que arde o seu coração.

Uma paixão verdadeira, alimentada por aquilo em que você crê profundamente, gera um fluxo de capacidade e poder de persuasão.

Referência Bibliográfica: Gestão de Pessoas Segundo Jesus – William Beausay II – Ed. Mundo Cristão – SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s