Vamos falar sobre liderança?

Liderar é enxergar além. É construir pontes firmes, onde a equipe possa caminhar segura.

Muitas vezes, temos a ideia errada de que o bom líder é simplesmente uma pessoa admirada e especial que todos querem ter por perto; quando na verdade, um bom líder é aquele que faz com que as pessoas ao seu redor percebam quão especiais elas são. É aquele que enxerga o potencial dos outros e acredita neles.

O líder, muitas vezes, não é o mais popular, mas é aquele em quem as pessoas confiam; e por confiarem, se permitem ser influenciadas por ele.

Independente da esfera de liderança, algumas características são essenciais em todos os líderes eficientes. No âmbito organizacional, uma dessas características claras está relacionada ao ambiente, à estrutura.

O líder eficiente preocupa-se em criar uma estrutura capaz de manter a saúde dos seus liderados. Ele é acessível e aberto a sugestões que contribuam para a melhoria e fortalecimento da estrutura de sua organização.

A estrutura organizacional tem a função de canalizar os recursos para a realização da tarefa e dos propósitos da organização e, como tal, precisa mudar à medida que os recursos vem e vão. Um bom líder precisa ter a visão necessária para conduzir as mudanças, encorajar as pessoas, desenvolver as habilidades necessárias e influenciar para os resultados.

A confiança que se faz necessária durante todo esse processo, não pode simplesmente ser imposta, ela é conquistada!

Foto por Pixabay em Pexels.com

E para que haja essa confiança, alguns pontos devem ser levados em consideração:

  • Um bom líder é alguém que serve de modelo de firmeza de caráter.
  • Ele precisa desenvolver uma comunicação sincera.
  • Ele sempre dá valor à transparência.
  • Apoia e acredita no potencial das pessoas
  • Cumpre as suas promessas.

A liderança pode ser desenvolvida e aperfeiçoada por todos. Certamente você lidera em alguma esfera da vida: Alguém é influenciado pelas suas atitudes e valores, sejam profissionais ou pessoais. Faça isso valer a pena! Seja um líder de confiança, em quem as pessoas tenham prazer em se inspirar. Você pode transformar o ambiente ao seu redor, seja ele de uma organização, de uma sala de aula ou da sua própria casa.

A arte da vida é que ela possa ser “transbordada”, derramada, na vida de outras pessoas. Que seja por algo maior do que nós mesmos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s